Ir e vir sem violência

Por João Vitor, 9°ano

O feminicídio está relacionado ao ato de agredir e até matar uma mulher, simplesmente por ser mulher. Essas agressões veem se tornando ainda maiores pelo de algumas políticas e leis públicas, direcionadas às mulheres, não serem tão valorizadas socialmente.

Por conseguinte, o feminicídio afeta, principalmente, todas as mulheres, cuja agressão foi sofrida, tendo em vista o sofrimento físico e psicológico.

Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres, houve mais de 200 mil ligações ao ligue 180, serviço telefônico da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em um curto período, o que torna o problema muito mais grave. Dessa forma, a gravidade do problema, podemos citar sete de cada dez vítimas que telefonaram para o Ligue 180 afirmaram ter sofrido agressões pelos próprios companheiros, o que dificulta ainda mais a confiança em qualquer homem.

Para se ter uma base, nos 30 anos decorridos entre 1980 e 2010 foram assassinadas, no país, mais de 90 mil mulheres, 43,7 mil só na capital e na última década. O número de mortes esse período passou de 1353 para 4465, que representa um aumento de 200%.

Por fim, a agressão e a violência contra a mulher na sociedade brasileira está se tornando cada vez maior, em razão disso, devemos intervir de forma que as leis de políticas públicas valham e que a mulheres, com liberdade e segurança, possam ter e utilizar o direito de ir e vir sem qualquer ato abusivo ou agressivo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *